Novidades

Guloseimas & Bebidas # 1 - Ki-Suco da Kraft Foods

Nos anos 80, as bebidas não-alcoólicas mais populares era os sucos, até mesmo porque os refrigerantes eram muito caro, graça a situação econômica do país na época. O jeito era tomar suco natural ou sucos vendidos dentro de um pequeno envelope com pó nos sabores mais variados possíveis. Ele tornou-se a forma mais prática, econômica e rápida de matar a sede. E um dos mais populares suco em pó da época, era o Ki-Suco. Com seu popular personagem estampado nos envelopes, Ki-Suco se tornou uma marca divertida e querida nos anos 80, presente em armários da cozinha de muitos brasileiros.


Ki-Suco surgiu nos EUA em 1927 com o nome KOOL-AID. Foi inventado por Edwin Perkins e sua mulher Kitty, na cidade de Hastings, estado americano do Nebraska. No começo foi lançado em seis sabores originais:
  • Cereja;
  • Uva;
  • Laranja;
  • Framboesa vermelha;
  • Limão; e
  • Morango.

O Suco era vendido por 10 centavos de dólar o envelope, e distribuídos em mercearias e pequenos supermercados. Em 1953 a empresa foi vendida para a General Foods Company (que se fundiu com a Kraft em 1989 formando a Kraft Foods). E somente em 1961  o suco foi lançado no Brasil, a princípio, com o nome de Q-Suco, e só no final dos anos 60 o Q-Suco passou a se chamar KI-SUCO. Mas somente nos anos 80 que o Ki-Suco ficou muito popular no país. O Ki-Suco hoje faz parte da Memória Nacional. Pois quando escutamos falar em refresco em pó o que ainda nos vem à cabeça é o Ki Suco. Até para fazer geladinho, raspadinha de gelo com vários sabores, o Ki-suco era usado.

Hoje em dia o Ki Suco sumiu da mesa das famílias brasileiras, mas o Kool-AID está presente em mais 80 países e conta com mais de 20 sabores diferentes.



Comercial Q-Suco - Anos 60 



Música do Q-Suco



Kool-Aid Commercials 1950s-1990s 







Nenhum comentário